terça-feira, 16 de março de 2010

Clareamento Dental a Laser



O que é clareamento dental a laser e como é feito?

 Um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio na concentração de 35 a 40% é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de laser de baixa intensidade, liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento.
 Através desta técnica remove-se manchas e pigmentações dos dentes, alojadas em sua camada interna, a dentina.
 O tratamento necessita de 2 a 3 sessões de clareamento. No máximo 1 hora cada.

Todos os dentes podem ser clareados a laser ?

 Sim podem.
 Nos dentes com coloração uniforme amarelada, amarronzada clara ou escura o resultado do clareamento é excelente.
 Porém, os dentes manchados de forma irregular, com coloração azulada ou que apresentam listas cinza escuras causadas pelo efeito das tetraciclinas, são mais difíceis de serem clareados.
 Não é recomendado o clareamento a laser em casos de má formação dentária (do esmalte, amelogênese imperfeita ou de dentina, dentinogênese imperfeita),  e em dentes que ficam muito escurecidos após o tratamento endodôntico. O resultado do clareamento não será satisfatório, sendo indicado outro tipo de tratamento estético, por exemplo uma faceta ou coroa de porcelana.

Há necessidade de algum cuidado quando é feito o clareamento a laser ?

 Sim. O produto clareador é lesivo à gengiva e antes da sua colocação, é aplicado na gengiva que contorna os dentes, um protetor gengival, fotoativado por luz alogênia.
 Durante e após o tratamento de clareamento é necessário, pelo menos durante 24 horas, evitar alimentos com corantes (café,vinho,coca-cola,etc...), porque o processo de oxigenação deixa durante algumas horas os canalículos do esmalte expostos, deixando-o poroso e propenso a absorver os pigmentos de alimentos, principalmente o do cigarro.

Restaurações, próteses e dentes implantados  podem ser clareadas a laser ?

Não, o produto clareador só clareia os dentes naturais; próteses e restaurações devem ser trocadas para melhorar a estética, após o clareamento.
Sobre os implantes, são colocadas próteses; portanto não podem ser clareadas.

Os dentes clareados podem escurecer de novo ?

Sim, em torno de um ano e meio a dois anos após o tratamento, geralmente os dentes escurecem um pouco, porém sem voltar ao seu tom original antes do primeiro clareamento, sendo necessário fazer uma sessão clareadora de manutenção.

Há desgaste ou pode enfraquecer os dentes quando é feito o clareamento a laser ?

Não. É uma técnica invasiva. A estrutura dentária é preservada e não enfraquece.

Quais as vantagens do clareamento a laser sobre o clareamento caseiro ?

Tempo menor de tratamento. A rapidez do resultado é evidente; ao término de cada sessão já se observa os dentes mais claros.
Traz comodidade, por não haver necessidade de um tratamento longo utilizando-se moldeiras, ocasionando possível inflamação gengival, sensibilidade dentária e sendo necessária a longa privação de alguns alimentos.
Conforto pós operatório, pois o laser não gera calor, portanto a sensibilidade pós operatória é menor ou inexistente. Não é um processo indolor.
Utilizando-se os produtos adequados, não há risco à saúde.
Não existe uma idade específica para fazer o clareamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário